sexta-feira, 15 de junho de 2007

O REI



Eu não ganhei o blog de presente da Claudinha para ficar defendendo ou atacando posições ou fatos. Isso não quer dizer que de vez em quando eu não os faça.
Hoje resolvi escrever sobre o livro “Roberto Carlos, em detalhes”. Só resolvi escrever agora porque estou na última parte do livro e queria ter certeza dos fatos antes de escrever qualquer coisa.
Consegui comprar na Fnac 3 dias depois da proibição um tanto quanto arbitrária do Rei e da Justiça Brasileira.
Foi totalmente sem querer, fui até a livraria comprar livros para dar de presente para Tita, Edu e Marcelo e lá estavam os últimos remanescentes, de repente resolvi comprar para poder conhecer um pouco mais sobre a história do Rei e saber se de fato o livro era “proibitivo”.
Bem só depois de ler (devorar) o livro quase inteiro cheguei a uma única conclusão: O Rei está caducando. O livro é ótimo, um aprendizado sobre a história da música no Brasil desde o final da década de 40 até o final da década de 70, que aliás foram 30 anos do melhor da música popular brasileira na minha singela opinião.
O Autor fez uma pesquisa tão vasta que dá dó pensar que tanto trabalho foi simplesmente censurado e que as pessoas não terão, pelo menos por enquanto, a facilidade de comprar o livro e ler.
Eu recomendo para quem gosta de música ler este livro. Ele conta do processo de escolha das letras e músicas, de como o Erasmo e o Roberto compunham, do quanto o Erasmo e tantos outros compositores e músicos foram importantes na vida do Rei, enfim um grande aprendizado.
Quem quiser emprestado esteja a vontade, devo terminar em no máximo 5 dias e aí está liberado pra quem prometer de pé juntos que vai me devolver !
Só pra registrar um fato eu ouço Roberto desde que me entendo por gente. Meu pai e minha mãe adoravam e ouvíamos todos os dias em casa o Rei.
Pra terminar, o livro não fala absolutamente nada que denigra a imagem do Roberto Carlos, pelo contrário, as vezes o autor até exagera no amor pelo seu ídolo.
Por isso fica aqui sim uma reclamação formal minha para com o Rei.
Não vou deixar de ouvir suas músicas (as antigas por favor!) mas que ficou um negócio estranho, isso ficou !
Bom...ainda dá pra ele se redimir....

7 comentários:

Anônimo disse...

Depois eu também quero ler, com certeza não se sabe o que se passa na cabeça das pessoas, mas para alguma coisa serviu tanto trabalho o autor agora ficou conhecido e fazendo sucesso."Tudo que é proibido fica melhor". Tomara que o Rei volte atrás.
Adorei o texto.
Beijos

Anônimo disse...

"Um detalhe"
COM FOTO, grande progresso.
bj

Anônimo disse...

E pensar que ele mesmo disse: ´tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda`.
Enfim....
Beijo

Anônimo disse...

Fe!!! que bom!! as fotinhos ficaram lindas no seu blog. Saudade de ouvir Roberto Carlos. Que besteira dele né?.... beijos e saudades

Anônimo disse...

Fernanda, ainda bem que nos estamos aqui pra dizer que vivemos este momento linduu...de indgnacao da liberdade de expressao... ou nao. bj..

Maria Fernanda Moura disse...

Álvaro, na boa, vc deveria ter um blog ! Bjs

Tita disse...

Fe também quero ler o livro... o dia que eu tiver tempo para isto te aviso. Adorei fotinhos. Lindas!! Também voto que o Álvaro deveria ter um blog...Beijos.