terça-feira, 11 de março de 2008

A Ilha da “Fantasia”



Estava zapeando minha TV depois que Tiago foi dormir e parei no canal History Channel, estava passando um programa chamado alguma coisa como “Grandes obras da engenharia”.
Estavam mostrando a construção de uma ilha chamada The Palm em Dubai.
Fiquei chocada. Eu já sabia desta tal ilha fake, construída pelo homem artificialmente em forma de uma palmeira mas eu não sabia o tamanho da coisa toda.
A quantidade de mega caminhões, mega tratores, mega super navios, tudo enfurnado ali naquele pedaço lindo do mar.
São milhões de toneladas de rochas ENORMES que um dia devem ter sido montanhas lindas de pedras, explodidas e colocadas em caminhões gigantescos estrada a fora para chegar em um mar maravilhoso e descarregar tudo ali e assim formar uma “linda ilha artificial” (?).
Gente, um quebra-mar de 17 km foi construído ali pra poder proteger a tal da ilha, 17 km com 17 a 20 milhões de toneladas de pedras! Fico imaginando o impacto que não deve rolar no oceano! Eles fizeram esse quebra-mar porque no inverno as ondas ali, no alto mar chegam a 3 metros e seria um perigo para os prédios que serão construídos ali.
Caramba elas estão no lugar delas! Agora o que vai acontecer? Aquelas ondas de 3 metros que deveriam ser absorvidas pelo mar serão bolqueadas pelos milhões de rochas que foram explodidas das montanhas. Isso sem contar a vida marinha...
Temos a parte “vida marinha” parece que o mar de lá é muito salgado e por isso não tem muitos peixes, corais e afins...Mas para os “supers dupers” Xeiques isso não é problema, eles contrataram pessoas que desenvolveram algo como uma pequena descarga elétrica que faz com que corais sejam construídos com uma velocidade impressionante assim “cria-se” a vida marinha para a construção de um mega lugar para mergulho!
Sabe isso tudo não me parece muito normal e nem bonito, me parece aterrador! Tentar construir um paraíso destruindo parte da natureza não faz sentido na minha cabeça.
Tudo isso só para construir milhares de prédios comerciais, Hotéis bregas e acreditem ou não a construção de uma “cidade” que eles buscaram a inspiração em Atlântida, o reino perdido.
Não quero aqui tirar o mérito desses grandes engenheiros do mundo todo que lá estão e em como eles são inteligentes, tecnológicos, avançados e coisa e tal mas com tantos paraísos naturais que tem no mundo, pra que construir uma mega ilha em formato de palmeira onde o impacto, acredito eu, seja absurdamente forte? Grana? Orgulho? Poder? Ineditismo?
Eu não sei, eu realmente tenho medo do ser humano pensante...

4 comentários:

Luiza disse...

Adoro aquela frase que ficava pendurada no canto esquerdo da Vermelhinha em Ubatuba:
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come”.
E tem neguinho batendo palma pra essa loucura que está acontecendo em Dubai.
Tbm lamento muito.
Beijos....beijos...beijos.

Tita disse...

Lamento profundamente isto tb... Não me parece normal. Aliás me parece uma grande aberração... Algo que infelizmente só no futuro saberemoms... Beijos e saudades insanas.

Unknown disse...

O MAR SEMPRE TOMA DE VOLTA AQUILO QUE É DELE.........

EU NAO MORARIA LA.........

BUNITAO

Unknown disse...

Oi Fernanda....
tbm vi essa reportagem....
o que será que será de nossos filhos??...rs
seria cômico...se não fosse trágico.....meio piegas...mas cabe bem aqui!
e já que estou te escrevendo...queria fazer uma perguntinha: vcs conseguiram ver o filme "talvez algum dia??"...rs
se conseguiram...please...me passa o endereço...onde comprar...ou qualquer coisa assim?
bjinhos...
Jô.